OBJETIVO:
Apresentar uma proposta de uma seqüência didática voltada principalmente para o reconhecimento do contexto de produção de gêneros em sua maioria epistolares, a partir do livro O carteiro chegou, de Janet e Alan Ahlberg para as turmas de Ed. Infantil.
RELATÓRIO DE COMO FOI TRABALHADO O PROJETO NA ESCOLA JUDITE CHAVES;
Ações iniciais
1º - Reunião Pedagógica
Com as professoras e Núcleo Gestor para a elaboração do plano de ação;
2º - Divisão do Projeto em quatro partes;
Divisão das partes:
1ª) Apresentação do projeto e atividades preliminares de sondagem;
Nessa 1ª etapa de conhecimento,
Realizamos diversas atividades:
Sondagem para saber se todos os alunos conheciam todas as histórias citadas no livro;
- Recontamos as histórias, discutindo suas características, a medida que íamos realizando a leitura do livro O Carteiro Chegou;
Confeccionamos jogos com as histórias, como:
Jogo do Dado, quebra-cabeça, etc;
- Montamos um mural com os gêneros textuais apresentados pelo livro, e fomos trabalhando suas diversidades;
2ª ETAPA
ATIVIDADES RELACIONADAS A CADA HISTÓRIA DO LIVRO;
Depois de cada história, abríamos o envelope com a correspondência entregue pelo carteiro à personagem da história.
1º Envelope:
Uma carta de Cachinhos Dourados pedindo desculpas à família dos ursos.
Atividade:
Após analisar a estrutura da carta, escrevemos outra carta a turma vizinha. As crianças iam dizendo e a professora escrevendo...
2º ENVELOPE:
O carteiro entrega à bruxa um panfleto de propaganda de artigos para bruxa.
ATIVIDADE
Realização de uma lista com os artigos oferecidos no panfleto, e em seguida, criação de outra propaganda: UM CHAPÉU PARA AS BRUXAS;
3º ENVELOPE:
“História: O João e o pé de feijão.
O carteiro leva para o gigante um cartão postal...
ATIVIDADE:
. Criação de um cartão postal, através de desenho e pintura;
Dando seqüência ao Livro, a próxima personagem, é Cinderela. A partir do Ofício da editora que deseja publicar um livro, propomos às crianças a confecção de um LIVRÃO, com a produção coletiva de alguma história que eles já conheciam. Eles criavam o desenho, e a professora ia escrevendo conforme o relato das crianças.
Seguindo as histórias, trabalhamos então a carta do advogado de Chapeuzinho Vermelho e dos três porquinhos, comunicando providências que iriam ser tomadas contra as maldades que o lobo tinha praticado. A partir da leitura da carta, encenamos um JÚRI SIMULADO para dar a sentença do lobo.
A última carta que o carteiro
Entrega é um CARTÃO DE ANIVERSÁRIO que Chapeuzinho Vermelho envia para Cachinhos Dourados.
. Criamos a lista de convidados para a festa de aniversário, com os alunos da outra turma.
Realizamos uma festinha de aniversário com as turmas e uma criança encenou Cachinhos Dourados recebendo a carta do carteiro.
3ª ETAPA DO PROJETO:
A 3ª etapa do Projeto foi a construção de uma amarelinha em TNT. Cada dupla ficou com uma parte da amarelinha, onde deveria pintar uma história já trabalhada. Após as pinturas realizadas, costurou-se as partes e formou a amarelinha.
4ª ETAPA:
. Culminância do Projeto com a realização da I FEIRA LITERÁRIA INFANTIL,com a presença dos pais e demais convidados da SEMEB;
Em síntese:
Foi desenvolvido um trabalho com textos literários, em que os contos de fadas foram também base para o conhecimento e o uso de vários gêneros e portadores de textos, e as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar experiências em que desempenharam o papel ora de leitores, ora de escritores, mesmo antes de estarem convencionalmente alfabetizadas.
Apresentar uma proposta de uma seqüência didática voltada principalmente para o reconhecimento do contexto de produção de gêneros em sua maioria epistolares, a partir do livro O carteiro chegou, de Janet e Alan Ahlberg para as turmas de Ed. Infantil.
RELATÓRIO DE COMO FOI TRABALHADO O PROJETO NA ESCOLA JUDITE CHAVES;
Ações iniciais
1º - Reunião Pedagógica
Com as professoras e Núcleo Gestor para a elaboração do plano de ação;
2º - Divisão do Projeto em quatro partes;
Divisão das partes:
1ª) Apresentação do projeto e atividades preliminares de sondagem;
Nessa 1ª etapa de conhecimento,
Realizamos diversas atividades:
Sondagem para saber se todos os alunos conheciam todas as histórias citadas no livro;
- Recontamos as histórias, discutindo suas características, a medida que íamos realizando a leitura do livro O Carteiro Chegou;
Confeccionamos jogos com as histórias, como:
Jogo do Dado, quebra-cabeça, etc;
- Montamos um mural com os gêneros textuais apresentados pelo livro, e fomos trabalhando suas diversidades;
2ª ETAPA
ATIVIDADES RELACIONADAS A CADA HISTÓRIA DO LIVRO;
Depois de cada história, abríamos o envelope com a correspondência entregue pelo carteiro à personagem da história.
1º Envelope:
Uma carta de Cachinhos Dourados pedindo desculpas à família dos ursos.
Atividade:
Após analisar a estrutura da carta, escrevemos outra carta a turma vizinha. As crianças iam dizendo e a professora escrevendo...
2º ENVELOPE:
O carteiro entrega à bruxa um panfleto de propaganda de artigos para bruxa.
ATIVIDADE
Realização de uma lista com os artigos oferecidos no panfleto, e em seguida, criação de outra propaganda: UM CHAPÉU PARA AS BRUXAS;
3º ENVELOPE:
“História: O João e o pé de feijão.
O carteiro leva para o gigante um cartão postal...
ATIVIDADE:
. Criação de um cartão postal, através de desenho e pintura;
Dando seqüência ao Livro, a próxima personagem, é Cinderela. A partir do Ofício da editora que deseja publicar um livro, propomos às crianças a confecção de um LIVRÃO, com a produção coletiva de alguma história que eles já conheciam. Eles criavam o desenho, e a professora ia escrevendo conforme o relato das crianças.
Seguindo as histórias, trabalhamos então a carta do advogado de Chapeuzinho Vermelho e dos três porquinhos, comunicando providências que iriam ser tomadas contra as maldades que o lobo tinha praticado. A partir da leitura da carta, encenamos um JÚRI SIMULADO para dar a sentença do lobo.
A última carta que o carteiro
Entrega é um CARTÃO DE ANIVERSÁRIO que Chapeuzinho Vermelho envia para Cachinhos Dourados.
. Criamos a lista de convidados para a festa de aniversário, com os alunos da outra turma.
Realizamos uma festinha de aniversário com as turmas e uma criança encenou Cachinhos Dourados recebendo a carta do carteiro.
3ª ETAPA DO PROJETO:
A 3ª etapa do Projeto foi a construção de uma amarelinha em TNT. Cada dupla ficou com uma parte da amarelinha, onde deveria pintar uma história já trabalhada. Após as pinturas realizadas, costurou-se as partes e formou a amarelinha.
4ª ETAPA:
. Culminância do Projeto com a realização da I FEIRA LITERÁRIA INFANTIL,com a presença dos pais e demais convidados da SEMEB;
Em síntese:
Foi desenvolvido um trabalho com textos literários, em que os contos de fadas foram também base para o conhecimento e o uso de vários gêneros e portadores de textos, e as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar experiências em que desempenharam o papel ora de leitores, ora de escritores, mesmo antes de estarem convencionalmente alfabetizadas.
ACHEI ÓTIMO ESTE TRABALHO. PARABÉNS. SUELY DE LONDRINA.
ResponderExcluirAgradecemos o comentário... é muito bom compartilhar boas práticas. (Fátima, Diretora)
ResponderExcluir