Sejam Bem Vindos!

"Não se pode falar de Educação, sem AMOR"!

(Paulo Freire)

Lema

ESCOLA DE REFERÊNCIA NO ESTADO DO CEARÁ

quarta-feira, 23 de março de 2011

Sugestão de Plano de Aula para turma de 1º Ano

Olá!
Estamos postando sugestão de atividades que foi desenvolvida pela professora do 1º Ano da Escola Judite Chaves Saraiva. Sabemos que servirá como forte de instrumento de alfabetização também para outras escolas.

ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITE CHAVES SARAIVA
TURMA: 1º ANO
PROFESSORA: Maria Aurineide Mendes Magalhães de Lima
PLANOS DE AULA 14/03/2011
• OBJETIVO
Despertar o gosto pela leitura de histórias
Conhecer as partes da história que mais que os alunos mais gostaram.

• CONTEÚDO
Trabalhar o conto: A galinha ruiva

• MATERIAL
Livro de historinha
Cartaz com desenho
Fichas de palavras

• TEMPO
Cinco dias

• DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA
Explorar com os alunos o cartaz da capa do livro
Explorar o título da história
Fazer indagações sobre o texto em estudo ( conhecimento prévio)
2ª ETAPA
Leitura feita pela professora, sempre fazendo indagações quando se fizer necessário
Identificar os personagens e suas características
3ª ETAPA
Convidar algumas crianças para recontarem oralmente a história
4ª ETAPA
Pergunte as crianças qual a parte que mais gostou
5ª ETAPA
Solicitar que cada criança desenhe a sua parte preferida
Leitura individual

• AVALIAÇÃO
Observar o conhecimento prévio existentes entre as crianças sobre o texto
Avaliar a capacidade de expressão e compreensão da turma

TERÇA FEIRA 15/O3/2011

• OBJETIVO
Identificar a estrutura de um texto

• CONTEÚDO
Trabalhar as partes do texto (começo, meio e fim)

• DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA
Realizar o reconto oralmente
Identificar coletivamente as partes que indica o começo, meio e o final
Registrar na lousa com a participação das crianças
3ª ETAPA
Dividir a turma em três grupos, pedir que confeccione cartazes sobre os momentos
Fazer a ilustração
Com a ajuda da professora fazer a leitura dos cartazes
4ª ETAPA
Pedir que transcreva o conteúdo dos cartazes




• AVALIAÇÃO
Perceber o nível de participação, cooperação e integração dos grupos

QUARTA-FEIRA 16/O3/2011

• OBJETIVO
Trabalhar a estruturação e a fonologia das palavras

• CONTEÚDO
Trabalhando a letra inicial dos nomes dos personagens

• MATERIAL
Cartazes com os desenhos dos personagens
Fichas com os nomes
Cartolina
Canetinha
• DESENVOLVIMENTO
Dividir a turma em três grupos
Entregar cartazes e fichas com os nomes dos personagens
Pedir que escreva palavras iniciadas com a primeira letra de cada palavra
Fazer a leitura nos grupos
2ª ETAPA
Fazer a socialização dos cartazes
Explorar a estruturação e a fonologia das palavras
1ª letra, ultima letra, número de letras, quantas vezes abro a boca pra falar a palavra.
3ª ETAPA
Registrar no caderno
• AVALIAÇÃO
Perceber entre as crianças a compreensão da escrita (ESTRUTURA)
e a fonologia das palavras (som).


QUINTA FEIRA 17/03/2011

• OBJETIVO
Identificar as brincadeiras preferidas dos personagens da história

• CONTEÚDO
Lista ilustrada das brincadeiras preferidas dos personagens da história
• MATERIAL
Cartolina
Canetinha
• DESENVOLVIMENTO
1ª ETAPA
Reler a história em estudo
Explorar as gravuras do enredo da história
Identificar as brincadeiras preferidas dos personagens da história
2ª ETAPA
Dividir a turma em dois grupos
Solicitar que confeccionem cartazes das brincadeiras e escrevam o nome
3ª ETAPA
Socialização dos grupos
Fazer a lista
• AVALIAÇÃO
Observar entre os participantes dos grupos a habilidade de desenho e o domínio da escrita.








SEXTA-FEIRA 18/o3/2011

• OBJETIVO
Conhecer as preferências sobre as brincadeiras preferidas da turma


• CONTEÚDO
Lista das brincadeiras das brincadeiras preferidas da turma

• MATERIAL
Papel ofício
Lápis de cor
Canetinha

• DESENVOLVIMENTO

1ª ETAPA
Conversa informal sobre as brincadeiras preferidas das crianças

2ª ETAPA
Solicitar que cada aluno desenhe sua brincadeira que mais gosta
Escrever do seu jeito os nomes das brincadeiras

3ª ETAPA
Fazer a exposição dos desenhos
Montar um mural com as brincadeiras
Leitura individual

• AVALIAÇÃO
Avaliar a participação na oralidade Detectar o nível de escrita dos alunos.


Um comentário:

  1. São propostas como essa que fazem a diferença na Educação Pública de qualidade. São professores encorajados e determinados que faz a aprendizagem acontecer de fato em suas aulas.
    Parabéns, Tia Neide! Essa sequência didática foi muito importante para nossas crianças!

    Fátima Holanda!

    (Diretora)

    ResponderExcluir