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(Paulo Freire)

Lema

ESCOLA DE REFERÊNCIA NO ESTADO DO CEARÁ

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Projeto: Alfabetizar letrando a partir da Educação Infantil

OBJETIVO:


Apresentar uma proposta de uma seqüência didática voltada principalmente para o reconhecimento do contexto de produção de gêneros em sua maioria epistolares, a partir do livro O carteiro chegou, de Janet e Alan Ahlberg para as turmas de Ed. Infantil.

RELATÓRIO DE COMO FOI TRABALHADO O PROJETO NA ESCOLA JUDITE CHAVES;

Ações iniciais

1º - Reunião Pedagógica


Com as professoras e Núcleo Gestor para a elaboração do plano de ação;

2º - Divisão do Projeto em quatro partes;

Divisão das partes:

1ª) Apresentação do projeto e atividades preliminares de sondagem;




Nessa 1ª etapa de conhecimento,

Realizamos diversas atividades:

Sondagem para saber se todos os alunos conheciam todas as histórias citadas no livro;


- Recontamos as histórias, discutindo suas características, a medida que íamos realizando a leitura do livro O Carteiro Chegou;

Confeccionamos jogos com as histórias, como:


Jogo do Dado, quebra-cabeça, etc;

- Montamos um mural com os gêneros textuais apresentados pelo livro, e fomos trabalhando suas diversidades;

2ª ETAPA


ATIVIDADES RELACIONADAS A CADA HISTÓRIA DO LIVRO;

Depois de cada história, abríamos o envelope com a correspondência entregue pelo carteiro à personagem da história.

1º Envelope:


Uma carta de Cachinhos Dourados pedindo desculpas à família dos ursos.
Atividade:


Após analisar a estrutura da carta, escrevemos outra carta a turma vizinha. As crianças iam dizendo e a professora escrevendo...

2º ENVELOPE:


O carteiro entrega à bruxa um panfleto de propaganda de artigos para bruxa.

ATIVIDADE

Realização de uma lista com os artigos oferecidos no panfleto, e em seguida, criação de outra propaganda: UM CHAPÉU PARA AS BRUXAS;



3º ENVELOPE:


“História: O João e o pé de feijão.

O carteiro leva para o gigante um cartão postal...

ATIVIDADE:

. Criação de um cartão postal, através de desenho e pintura;

Dando seqüência ao Livro, a próxima personagem, é Cinderela. A partir do Ofício da editora que deseja publicar um livro, propomos às crianças a confecção de um LIVRÃO, com a produção coletiva de alguma história que eles já conheciam. Eles criavam o desenho, e a professora ia escrevendo conforme o relato das crianças.


Seguindo as histórias, trabalhamos então a carta do advogado de Chapeuzinho Vermelho e dos três porquinhos, comunicando providências que iriam ser tomadas contra as maldades que o lobo tinha praticado. A partir da leitura da carta, encenamos um JÚRI SIMULADO para dar a sentença do lobo.


A última carta que o carteiro


Entrega é um CARTÃO DE ANIVERSÁRIO que Chapeuzinho Vermelho envia para Cachinhos Dourados.

. Criamos a lista de convidados para a festa de aniversário, com os alunos da outra turma.

Realizamos uma festinha de aniversário com as turmas e uma criança encenou Cachinhos Dourados recebendo a carta do carteiro.

3ª ETAPA DO PROJETO:


A 3ª etapa do Projeto foi a construção de uma amarelinha em TNT. Cada dupla ficou com uma parte da amarelinha, onde deveria pintar uma história já trabalhada. Após as pinturas realizadas, costurou-se as partes e formou a amarelinha.

4ª ETAPA:


. Culminância do Projeto com a realização da I FEIRA LITERÁRIA INFANTIL,com a presença dos pais e demais convidados da SEMEB;

Em síntese:

Foi desenvolvido um trabalho com textos literários, em que os contos de fadas foram também base para o conhecimento e o uso de vários gêneros e portadores de textos, e as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar experiências em que desempenharam o papel ora de leitores, ora de escritores, mesmo antes de estarem convencionalmente alfabetizadas.













2 comentários:

  1. ACHEI ÓTIMO ESTE TRABALHO. PARABÉNS. SUELY DE LONDRINA.

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  2. Agradecemos o comentário... é muito bom compartilhar boas práticas. (Fátima, Diretora)

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